Dicionário de Acordes para Ukulelê


 Clique para Adquirir


    Este E-book é pra você que está aprendendo ou deseja aprender a tocar este instrumento rico em tradição. Com 2016 Acordes, 28 Tipos de Acorde, 6 formas para cada tipo, Todas as Notas, 69 páginas.


Sumário do E-book:

  1. Maior e Menor
  2. Sétima
  3. Menor com Sétima
  4. Sétima Maior
  5. Menor com Sétima Maior
  6. Aumentado
  7. Diminuto
  8. Sétima Diminuta
  9. Meio diminuto
  10. Segunda Suspensa
  11. Quarta suspensa
  12. Quinta (Power Chord)
  13. Sexta
  14. Menor com Sexta
  15. Sétima e Quarta Suspensa
  16. Sétima com Quinta Aumentada
  17. Sétima com Quinta Diminuta
  18. Maior com Nona Adicionada
  19. Menor com Nona Adicionada
  20. Sétima e Nona
  21. Sétima e Nona Aumentada
  22. Sétima e Nona Menor
  23. Sétima Maior e Nona
  24. Menor com Sétima e Nona
  25. Menor com Décima Primeira
  26. Décima Primeira
  27. Décima Terceira

Sobre o Autor:


Mateus AugustoSou mineiro de Belo Horizonte. Comecei a estudar música aos 8 anos, mas só aos 22 anos descobri o ukulele e desde então só penso em ukulele. Sou criador do projeto “Como Tocar Ukulele”, que tem como objetivo o ensino de técnicas e teoria musical relacionadas ao Ukulele, além de interpretações musicais no Ukulele.


 Clique para Adquirir

Sobre o Instrumento:


      O ukulele tem sua origem no século XIX tendo como ancestrais o braguinha ou machete e o rajão, instrumentos levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Ukulele, no idioma havaiano quer dizer, dentre as interpretações possíveis, “pulga saltitante”, por causa do movimento das mãos de quem o toca. Na interpretação da rainha Liliuokalani, o nome significa "presente de longe", numa referência às origens do instrumento. Além de ser utilizado na música tradicional havaiana, o ukulele foi bastante utilizado na música popular americana. No pré-Segunda Guerra Mundial, foi utilizado por músicos de vaudeville como Roy Smeck e Cliff Edwards. Por ser portátil e relativamente barato, foi muito popular entre jovens músicos amadores durante a década de 1920, evidenciado pela impressão de diagramas de acorde para o instrumento nas partituras de música popular publicadas na época. No pós-Guerra, Mario Maccaferri produziu em larga escala ukuleles de baixo custo feitos inteiramente de plástico. Muito da sua popularidade foi cultivada pelo apresentador de TV e cantor Arthur Godfrey. Tiny Tim também se tornou um ícone do ukulele ao se apresentar com “Tiptoe Through the Tulips”. O interesse no ukulele caiu até meados dos anos 90, quando sua popularidade voltou a crescer. O conjunto Ukulele Orchestra of Great Britain, formado no final dos anos 80, faz versões de músicas pop no ukulele. O músico havaiano Israel Kamakawiwo'ole também ajudou a popularizar o instrumento, especialmente com seu pot-pourri de Over the Rainbow e What a wonderful world. George Harrison era um grande apreciador do ukulele, especialmente da sua variedade banjolele, e o utilizou nas gravações de algumas faixas do seu último disco, Brainwashed. Paul McCartney, que utilizou o ukulele na música Ram On, e hoje em seus shows homenageia George Harrison com uma performance de Something no seu Gibson tamanho tenor.
            Existem quatro tipos de Ukulelê, Soprano - O tradicional e mais pequeno dos ukueles (algumas marcas têm modelos sopranino ainda mais pequenos). Normalmente tem um braço com 12 trastos. Tem menos volume e sustain mas o timbre mais característico do ukulele. Surgiu no século XIX no Hawai inspirado nos instrumentos levados pelos emigrantes madeirenses. Concerto - Tamanho intermédio entre o soprano e o tenor, normalmente tem um braço com 15 trastos. Tem menos volume e sustain que o tenor mas o timbre ainda é bastante semelhante ao soprano sendo um pouco mais confortável para quem tenha mãos um pouco maiores. Surgiu nos anos 20 do século XX. Tenor - O maior dos ukulele com afinação standard tradicional. Normalmente tem um braço com 17 trastos. Tem bastante volume e sustain que os seus irmãos mais pequenos devido à suas maiores dimensões. Mais usado por músicos mais dedicados a peças instrumentais ou dedilhadas. Surgiu nos anos 40 do século XX. Barítono - O maior dos ukuleles. Normalmente tem um braço com 19 trastos. Tem bastante volume e sustain mas o timbre já se afaste um pouco do ukulele tradicional. A afinação também é diferente dos restantes ukuleles. Basicamente, é uma pequena guitarra apenas com as quatro primeiras cordas.

     No Brasil      

O ukulele tem alguma popularidade no Brasil hoje, sendo mais conhecido por causa do cantor Israel Kamakawiwo’ole e da banda Beirut. Alguns músicos e conjuntos brasileiros utilizaram o ukulele em suas músicas, como a cantora Marisa Monte, no disco Universo ao Meu Redor, o cantor Tiago Iorc, na música It's a Fluke do cd Zeski, e a A Banda Mais Bonita da Cidade na música Oração. O músico James Hill fez alguns workshops no ano de 2012 no país. Também presente em quase todas musicas da extinta bandaTRI. Em 2016 aconteceu o primeiro grande festival e congresso online de ukulele - a Semana do Ukulele, idealizada pelo Mestre Vinícius Vivas (autor da primeira dissertação de Mestrado sobre ukulele no Brasil). O evento contou com 1200 inscritos e palestrantes de diversos estados.

Comentários